sábado, 13 de dezembro de 2014

Chapada Diamantina - 7º dia - Caetité à Lençóis (BA) 439 km

Dia 11/10/2014 (sábado)
Saimos de Caetité sem imaginar que neste dia iríamos encarar o pior trecho de toda nossa viagem mas também um dos mais bonitos. Logo após a cidade de Brumado, a 90 km de Caetité, na BA-030 até o acesso a BR-407 (cerca de 50 km) a coisa ficou feia, era muito buraco para pouca pista. Eu consegui seguir um pouco mais tranquilo em função da minha moto ser mais adequada para aquele tipo de estrada (apesar de eu não ter treinamento nem prática em off-road) mas o Hespanhol, por estar pilotando uma custom demorou um pouco mais para atravessar aqueles 50 km.

A partir da BR-407 (apenas 10 km nela) pegamos uma sucessão de estradas estaduais, todas em bom estado de conservação, passando pelas cidades de Barra da Estiva, Ibicoara (acesso), Cascavel (acesso) e Mucugê. Vale ressaltar que na BA-142, perto do acesso a cidade de Cascavel, a gente avista a Chapada Diamantina a nossa frente e à direita, toda iluminada pelo sol da tarde, realmente uma vista privilegiada da Chapada. A partir de Mucugê praticamente estamos cruzando por dentro da Chapada Diamantina em uma estrada de tirar o fôlego com uma natureza exuberante, vale a pena parar na ponte sobre o rio Paraguaçu para tirar umas fotos.

Chegamos na cidade de Lençóis perto das 16:00h e nos dirigimos à Pousada Corona de Pedra, que reservamos quase um mês antes tendo em vista ser Lençóis uma cidade essencialmente turística e que íamos chegar em um final de semana, correndo o risco de não encontrar vaga. A decisão de fazer reserva antecipadamente se mostrou acertada porquê ao chegarmos vimos que estava acontecendo o 16º Festival de Música de Lençóis. A cidade estava simplesmente lotada, com certeza não encontraríamos facilmente um lugar para ficar, pelo menos na primeira noite.

Uma das exigências para quem viaja de moto na escolha da hospedagem é que tenha garagem para colocar a moto, e foi o que observei quando fiz a reserva, via booking.com. No site dizia que a pousada tinha garagem fechada e lá chegando isto não era verdade, deixamos as motos estacionadas na pequena rua nos fundos e, felizmente, não tivemos problema algum.

Coordenadas da pousada: S12° 33.777' W41° 23.467'

Barra da Estiva (BA) com o Morro do Ouro ao fundo.
 photo Imagem261Coacutepia.jpg

Ponte sobre o Rio Paraguaçu - BA-142
 photo P1060997Coacutepia2.jpg

photo P1060989MontagemCoacutepia.jpg

Chegamos na pousada em Lençós, a cidade estava lotada.