terça-feira, 8 de junho de 2010

Passeio de 3 dias pelo RS - rumo a Santiago (2º dia)

Bom, no dia anterior eu rodei 492kms de Porto Alegre até Rivera (Uruguai). A noite comi um belo assado de tira (costela no Uruguai) acompanhado de uma salada e uma Patrícia (cerveja) de 1 litro, o que me rendeu uma baita dor de cabeça de madrugada, mas omundoquesefodafutebolclube, tava bom e eu gostei.

Em função da "tocada" que fiz de Porto Alegre á Rivera a média foi de apenas 16 km/l neste primeiro dia de viagem. Cheguei a manter 140/150 km/h em um bom trecho e o resultado foi que cheguei em Rivera na reserva, tendo rodado com um tanque 330 kms (contando com a reserva), quando já cheguei a rodar 380 kms sem entrar na reserva em outra viagem. Quando fui ligar a moto no hotel tive que tirá-la da posição de descanso lateral (pezinho) pois senão ela não se mantinha ligada (tava só no cheiro).

Saí ás 08:00 do hotel em Rivera e abasteci a "Zoiuda" (tinha pouco mais de 1 litro no tanque) e peguei a BR 293 em direção a Quaraí. Optei por fazer o caminho mais longo para Santiago, ou seja, via Quaraí/Uruguaiana/Itaqui/S.Borja/Santiago.

Durante esta tocada fui parado por nada mais, nada menos, que cinco barreiras do Exército. Nas primeiras barreiras tinha até tanque de guerra no meio da estrada e acampamentos na beira - acho que estavam procurando o Bin Laden. Tentei tirar uma foto do aparato mas me proibiram. Em todas as barreiras era a mesma rotina: "tá vindo de onde?", "tá indo prá onde?" "abre todas as malas e mostra o conteúdo", até que enfim um soldado me deu um "salvo=conduto", ou seja, um cartão que eu deveria mostrar nas próximas barreiras que comprovaria que já havia sido vistoriado nas barreiras anteriores, só que eu ganhei este "privilégio" na ultima barreira a poucos kms de Santiago, ou seja, não serviu para nada...Brasil, sil, sil...

Cheguei em Santiago (RS) ás 16:20 e fui direto ao hotel que já conhecia: Hotel Vila Rica. Diária de 48,00 o quarto luxo e garagem fechada prá "Zoiuda". Rodei hoje 553 kms.

Me acomodei no quarto, tô "jantando" um pacote de Doritos com coca-cola. Amanhã tem a volta para Porto Alegre que será pela BR 287 (via Santa Maria) e um pouco antes de Currais Novos pego a BR 153 (passando por Cachoeira do Sul) chegando até a BR 290, pela qual sigo até Porto Alegre.

O frio hoje foi de "lascar o cano" mas tô mais preparado: comprei em Rivera uma manta e uma meia térmica de lã uruguaia.

Vamos ás fotos do dia.


Assado de tira e Patrícia em Rivera: tudo de bom.
Photobucket

"Zoiuda" já de barriga cheia.
Photobucket

Aqui um pouco antes de interceptar a BR 293 - ainda em S. do Livramento (muito frio)
Photobucket

No trevo de acesso a Quaraí
Photobucket
Photobucket

Retas intermináveis e grandes fazendas ladeando a estrada
Photobucket

Plantação de nãoseioquê alguns kms antes de S. Borja
Photobucket

Parada para almoço na entrada de S. Borja
Photobucket

BR 287 - entre S. Borja e Santiago
Photobucket

O salvo-conduto....sem comentários.
Photobucket

2 comentários:

  1. Beleza irmão!

    Essa média de 16 km/l, em parte deve-se à aerodinâmica e ao peso. A moto fica muito mais larga com as malas. Quanto mais rápido, maior o "freio aerodinâmico". E, claro, com tanto espaço, vem o peso da bagagem...

    Mas se fosse pra economizar gasolina, a gente andava de bicicleta... F...-se os ursos polares. O único senão é a autonomia, que fica reduzida.

    Abração
    Longa

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Longa, mas já fiz médias melhores com o mesmo peso e malas.

    Abração

    ResponderExcluir