sábado, 16 de outubro de 2010

Destino Bahia:: de Guarapari (ES) á Prado (BA)

DIA 14 - QUINTA-FEIRA

Combinamos de acordar cedo (tipo 06:00h), aprontar as motos para a viagem e sair logo após o café, que é servido a partir das 07:00h. Assim feito deixamos a cidade de Guaraparí as 07:30h tomando a BR-101 em direção ao norte.
As 08:40 chegamos no contorno da cidade de Vitória e encontramos um engarrafamento gigante por conta de obras que, segundo motoristas que conversamos mais tarde, já se arrastam por mais de 5 anos. Conseguimos sair do engarrafamento as 09:10 e logo mais as 09:20 paramos em um posto no município de Serra para abastecimento. Costumamos parar para abastecer e dar uma descansada a cada 150/200 kms rodados.
As 11:05 atravessamos a ponte sobre o Rio Doce e passamos pela cidade de Linhares (ES) que é bem desenvolvida, com muitos prédios, bastante comércio, hotéis e uma ciclovia que acompanha o traçado da BR-101 ao longo da cidade.
As 11:35 paramos em um posto de gasolina na cidade de Sooretama apenas para descansar, mas o cheiro de comida que vinha do restaurante do posto nos fez mudar de idéia e almoçamos alí mesmo.
Seguimos viagem e logo após a passagem pela cidade de São Mateus (ES), ao ultrapassar um caminhão perdi um saco que fica amarrado em cima do bauleto traseiro da moto (escapou a corda elástica que o prendia). Eu não ví o momento em que ele caiu e segui viagem mas logo adiante um carro que vinha atrás de mim começou a dar sinal de luz e ao passar por mim contou do ocorrido. Voltei e encontrei o Purper parado no acostamento com minha bagagem perdida. Problema resolvido seguimos viagem até a divisa dos estados do Espirito Santo e Bahia, onde chegamos as 14:20 e paramos para tirar fotos.
Já dentro do estado da Bahia rodamos 85 km até a cidade de Teixeira de Freitas aonde pegamos a BA-290 e depois a BA-001 (duas estradas muito boas, apesar de ter muitos quebra-molas). Chegamos na cidade de Prado as 17:00h e após uma rápida volta dentro da cidade encontramos hospedagem no Hotel das Amendoeiras que fica localizado praticamente em frente a praia do centro, com piscina, quarto com ar condicionado, frigobar, internet wireless (meia-boca) e café da manhã, tudo isso por apenas R$ 40,00 cada quarto. Após nos instalarmos saímos para comer uma moqueca de peixe e voltamos ao hotel para um merecido descanso.

Quilometragem do dia: 506 km.

Momento cultural

O município de Prado (BA) foi o local onde se deu o primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral antes de chegar a Porto Seguro, quando do descobrimento do Brasil. Possui 84 km de praia que frequentemente são visitadas pelas baleias Jubarte. Possui casario do século XVIII, ruas coloniais estreitas, calçadas com paralelepípedos. Seu nome significa Campo.

Na divisa dos estados do Espirito Santo e Bahia
Photobucket
Photobucket

Este saco amarelo que aparece na foto foi o que caiu da minha moto durante uma ultrapassagem.
Photobucket

Comendo uma moqueca baiana na cidade de Prado.
Photobucket

Hotel das Amendoeiras
Photobucket

Dando uma volta na praia antes do café da manhã
Photobucket
Photobucket

As motos estacionadas em frente ao hotel
Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário