quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Destino: Bahia - de Porto Alegre á Guaraparí

Estando de férias combinei com o Malta (Harley Davidson Road King) e o Purper (Honda Falcon NX400) para juntos fazermos uma viagem para o estado da Bahia até a cidade de Porto Seguro e, se o tempo permitir, quem sabe até a cidade de Salvador.
Pretendíamos sair de Porto Alegre no dia 07 de outubro, mas como a previsão do tempo prometia muita chuva para este dia resolvemos adiar a saída para o dia 08. O Purper saiu um dia antes (dia 06) com tempo bom e iria nos esperar em uma cidade qualquer do estado de Santa Catarina.

DIA 08 - SEXTA-FEIRA

Saímos de Porto Alegre as 06:00 horas ainda com um pouco de chuva. Após a cidade de Osório a chuva parou mas quando entramos na Estrada do Mar começou um vento muito forte que em alguns momentos quase nos tirava para fora da estrada - era um ciclone extra-tropical que já estava previsto chegar á região sul. Ao chegarmos na cidade de Torres para fazer o abastecimeto das motos já havia sol e estava bastante quente. Após abastecer as motos seguimos em direção a cidade de Tubarão que seria nossa próxima parada para abastecimento, neste trecho a intensidade do vento aumentou, tanto que em Tubarão o frentista pediu que após o abastecimento retirássemos as motos da cobertura do posto temendo que partes do telhado do posto se soltassem e atingissem as motos. Seguimos pela BR-101 em direção ao norte, e paramos um pouco antes da entrada de Porto Belo para contactar o Purper que havia saído um dia antes e estava nos esperando em Balneário Camboriú. Após pilotar mais uns 20 minutos encontramos o Purper em um posto de gasolina na saída de Balneário Camboriú, de onde seguimos juntos até chegarmos em Curitiba, as 19:00 horas, aonde pernoitamos. Rodamos neste dia cerca de 780 km.

DIA 09 - SÁBADO

Eram 08:10 da manhã quando saímos do hotel em Curitiba sem saber ao certo onde iríamos pernoitar. Tínhamos a intenção de pilotar ao menos até a cidade de Taubaté (SP), dependendo da hora em que chegássemos a Taubaté nossa intenção era seguir
adiante, talvez até Volta Redonda ou Resende, ambas cidades do estado do Rio de Janeiro. Logo que saímos de Curitiba, no início da serra começou uma garoa, que logo se transformou em chuva, o que nos obrigou a parar e colocar as capas de chuva. Ainda conseguimos parar e tirar umas fotos nos raros momentos em que o sol apareceu. Encontramos neste trecho do trajeto vários carros acidentados, creio que por causa da chuva, aliado ao fato de que a rodovia Régis Bittencourt(BR-116) é uma via com muitas curvas, região de montanhas e com um tráfego muito intenso de caminhões e carros. Em determinado trecho desta rodovia vimos um grupo de motociclistas parados no acostamento sinalizando para diminuirmos a velocidade. Ao pararmos vimos que um dos motociclistas deste grupo havia se acidentado. Segundo nos foi relatado ele perdeu o controle da moto e foi atingido por um carro que vinha logo atrás, o acidentado estava deitado no acostamento aguardando os primeiros socorros do serviço da rodovia. Seguimos viagem até pararmos um pouco antes da cidade de Registro, no posto Graal Petropen. Estava lotado em função do feriado. Vale ressaltar que havia um grande número de motociclistas que estavam aproveitando o feriado para viajar e no posto Petropen, enquanto estivemos parados lá, foi um movimento intenso de motos de todos os tipos e cilindrada. Abastecidos seguimos viagem até Itapecirica da Serra, aonde paramos novamente as 15:00h para abastecer e nos preparar para atravessar a cidade de S. Paulo (via Rodoanel), o que foi feito abaixo de chuva e com tráfego intenso em função do feriado. Levamos uma hora e dez minutos para atravessar a cidade de S. Paulo até pararmos em um posto de gasolina na Rodovia Ayrton Senna. Daí em diante seguimos pela Rodovia Carvalho Pinto, que é uma rodovia muito boa, onde a velocidade permitida é 120 km/h (porém com muitos pedágios) até chegarmos na rodovia Presidente Dutra e logo em seguida na cidade de Taubaté cerca de 19:00 horas, após 11 horas de pilotagem abaixo de muita chuva. Quilometragem do dia: 557 km.

Um raro momento de sol - Rodov. Régis Bittencourt (entre Curitiba e S. Paulo)

Parada para descanso – Rodov. Régis Bittencourt (entre Curitiba e S. Paulo)

Photobucket

DIA 10 - DOMINGO

Iniciamos nossa viagem com destino á região dos lagos (litoral norte do Rio de Janeiro) as 08:20, após uma noite bem dormida no hotel SG Palace. Logo que entramos na rodovia Presidente Dutra paramos para abastecer e pilotamos até a cidade de Resende para um rápido descanso. As 11:45 iniciamos a subida da Serra das Araras, onde paramos para tirar algumas fotos e combinamos de parar no primeiro posto de gasolina no fim da serra a fim de abastecer as motos e atravessar a cidade do Rio de Janeiro e só pararmos novamente após a ponte RIO/Niterói. O primeiro posto que encontramos já ficava dentro da Baixada Fluminense, lugar queríamos evitar paradas por motivos óbvios, mas não havia outro jeito e paramos, mas o posto estava sem gasolina. Seguimos procurando outros postos, porém nos poucos que vimos havia filas de carros para abastecer. Paramos no último posto da via Dutra, quase chegando na Av. Brasil. Ja chegada deste posto tinha um carro da polícia prendendo um sujeito que, segundo nos relatou o pessoal que alí trabalhava, havia assaltado pessoas pouco antes de chegarmos. Soubemos também que no dia anterior houve um arrastão naquele trecho da rodovia, pois os bandidos aproveitam os engarrafamentos que frequentemente ocorrem na rodovia para assaltar quem fica preso no trânsito. Abastecemos rapidamente e atravessamos a ponte RIO/NITERÓI só parando novamente na localidade de Itaboraí para almoçar, já eram 14:00 horas e levamos aproximadamente 30 minutos para cruzar o trecho urbano da cidade do Rio de janeiro.
Chegamos em Cabo Frio as 16:30, onde pretendíamos pernoitar, e após uma rápida busca por vagas em hotéis, constatamos que seria muito difícil conseguir nos hospedar alí, em função do feriadão do dia 12 e também porquê estava havendo um evento chamado Semana de Portugal. Nos dirigimos então para São Pedro da Aldeia onde após uma busca pela cidade arranjamos vaga em uma pousada localizada em um posto de gasolina. Depois de instalados na pousda saimos a pé para comer uma pizza. Combinamos de sair no outro dia bem cedo, pois a pousada não oferecia café. Rodados neste dia 485 km.

Aparecida do Norte

Entrando no estado do Rio de Janeiro

DIA 11 - SEGUNDA-FEIRA

Saímos as 06:25 de São Pedro da Aldeia com destino á cidade de Guarapari e o tempo nublado insiste em nos acompanhar. Paramos para tomar um café as 08:25 e seguimos viagem até a cidade de Campos dos Goytacazes onde paramos para abastecer. Após
entrarmos no estado do Espirito Santo pegamos a rodovia ES-490 seguimos até a cidade de Guarapari pela chamada Rodovia do Sol (ES-060), onde chegamos aproximadamente as 16:00 e após uma rápida procura o Purper encontrou uma pousada muito legal chamada Pousada Raio de Sol, onde o proprietário, seu Geraldo, não poupou esforços e nos atender bem, tendo sido extremamente atencioso. Ele também é motociclista (possui uma BMW 1200 GSA) e já fez várias viagens pelo Brasil e América do Sul e tem muitas histórias para contar. Neste dia fizemos 415 km.

Rumo ao litoral do Espírito Santo

Dia 12 - TERÇA-FEIRA

Resolvemos tirar este dia para descansar na cidade. Apenas passeamos a pé pela praia da Castanheira, onde fica localizada a pousada e a tarde ficamos descansando. Amanhã, segundo as previsões do tempo, ainda deve chover no sul do Estado da Bahia, resolvemos então ficar mais um dia hospedados em Guarapari e, se não chover, irmos até a cidade de Vitória para conhecer um pouco seus pontos turísticos.