terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Chapada Diamantina - 6º dia - Montes Claros (MG) à Caetité (BA) 409 km

Dia 10/10/2014 (sexta-feira)

A partir do 3º dia de viagem, ou seja, ao entrarmos na BR-381 (Rod. Fernão Dias), passei a filmar alguns trechos que eu achava interessante pois a partir dali as rotas seriam novas para nós. Ao final do dia transferia os filmes e os roteiros gravados no GPS para o notebook a fim de deixar os "post's" neste blog com mais informações e imagens, porém estes dados, infelizmente, foram perdidos dias mais tarde por um descuido meu.

Saimos da Pousada do Sesc um pouco depois das 08:00h e o destino deste dia seria a cidade de Caetité, já no estado da Bahia.
A nossa intenção inicial era de seguirmos até Vitória da Conquista (470 km) porém alguns dias antes de sair recebi do Marcos Cezana (um dos integrantes de um grupo de motociclistas do ES e que ainda não conheço pessoalmente) uma sugestão de irmos para Caetité (410 km), via Guanambi, pois esta rota deveria ter menos tráfego de caminhões. Sugestão aceita foi o que fizemos e logo de cara vimos que esta decisão se mostrou acertada. A BR-251, que após 335 km desemboca na BR-116, já nos seus primeiros kms  mostrou o que nos esperava: caminhões e mais caminhões em uma rodovia extreamente mal conservada. Por sorte 23 km após sairmos de Montes Claros tomamos a BR-122 e passamos a rodar em uma estrada quase sem caminhões e em bom estado de conservação. O dia rendeu e perto das 15:00h, após pararmos para almoçar em um restaurante de um posto de gasolina na cidade de Guanambi, chegamos em Caetité onde fomos direto para o Hotel Caetité Palace, que já estava devidamente marcado no GPS. Fica aqui o meu agradecimento ao Marcos Cezana pela dica de roteiro.
Caetité nos chamou atenção pela grande oferta de hotéis. À noite, conversando com um dono de bar enquanto fazíamos um lanche, ele nos disse que a oferta de hotéis se dá em função do grande número de empresas mineradoras que operam na região (urânio, ametista, mânganes e ferro). A título de curiosidade, em Caetité fica a única mina de urânio da América Latina, explorada por uma estatal (Indústrias Nucleares do Brasil S.A.).

Preço da hospedagem em quarto duplo: R$ 140,00
Coordenadas do hotel: S14° 03.964' W42° 29.090'

Caetité Palace Hotel
 photo Imagem258Coacutepia.jpg
 photo Montesclaro_caetite.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário